Home
Link's Úteis
Contactos        

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
Eventos
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
:::::::::::::::::::: Noticias ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
 
 
Programa Formar - Gestão Associativa,  5 a 7 Outubro de 2007,- Aldeia de São Sebastião

O Programa Formar visa garantir o apoio formativo aos dirigentes das associações de jovens, para que possam gerir e executar as suas actividades de forma eficaz, preparando-os e dotando-os de instrumentos capazes para um desempenho de qualidade.


No âmbito do programa Formar surgiriam duas formações, nomeadamente, a formação de “Gestão Associativa” e a de “Imagem Digital”. Deste modo, esta formação terá como principais objectivos, identificar a importância do associativismo na sociedade actual, assim como, adquirir conhecimentos a nível da gestão e coordenação de recursos, projectos e meios disponíveis e analogamente, identificar novas ferramentas de trabalho associativo.

A formação vai decorrer nas instalações da Federação das Associações Juvenis da Guarda, nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro e terá como conteúdos formativos:

► Associativismo: história, conceitos, valores e legislação;
► Recursos Associativistas;
► Fiscalidade e organização contabilística.

As inscrições deverão ser enviadas para:
Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda
Rua 31 de Janeiro, nº 51 – A, 1º - 6300 – 769 Guarda

 Para mais informações, contacta-nos pelos seguintes contactos:
Telefone: 271221210
fajdg@fajdg.serradaestrela.com
ou
fajdguarda@gmail.com

Para mais informações: www.ipj.pt
19-09-2007
Programa Formar - Imagem Digital, 7 a 9 de Dezembro de 2007, Guarda Sede da FAJDG

O nosso tempo produz e assimila, em paralelo, imagens analógicas e digitais. Esta formação propõe-se a abordar, de forma teórico-prática, as questões de identidade presentes nas imagens digitais assim como a especificidade da sua construção.

Uma compreensão da linguagem algorítmica como base da construção das imagens torna-se, assim, fundamental para a produção dos projectos de experimentação a ser desenvolvidos. A par destas preocupações teóricas, a formação propõe uma exploração laboratorial das ferramentas específicas de criação de imagens digitais. Entre a construção endógena de imagens totalmente geradas pelo computador até à transformação digital de outras, pré-existentes, e o consequente processo de remediação, os processos de construção das imagens e as aplicações informáticas utilizadas variam consideravelmente sendo ampla a escolha possível. O curso vai ser desenvolvido tendo o GIMP como aplicação de imagem.

A Acção terá lugar na Aldeia de São Sebastião será distribuída por vários Módulos, sendo eles:

 Módulo I:
► Introdução;
► Apresentação e Introdução;
► Resolução, impressão e formatos dos arquivos;
► Teoria das cores.

 Módulo II:
► Preparação para Produção;
► Instalações e configuração do GIMP;
► Interface do GIMP;
► Calibrar Monitor.

Módulo III:
► Ferramentas de manipulação de Imagem;
► Selecção e transformação;
► Caminhos;
► Camadas e Canais;
► Máscaras;
► Ferramentas de Pintar e Cobrir;
► Ferramentas de texto;
► Filtros.

As inscrições deverão ser enviadas para:
Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda
Rua 31 de Janeiro, nº 51 – A, 1º - 6300 – 769 Guarda

 Para mais informações, contacta-nos pelos seguintes contactos:
Telefone: 271221210
fajdg@fajdg.serradaestrela.com
ou
fajdguarda@gmail.com

Para mais informações: www.ipj.pt
19-09-2007

Futurália: Feira da Juventude, Qualificação e Emprego


Futurália irá promover um grande evento de jovens, considerado o maior em Portugal, designado por: Feira da Juventude, Qualificação e Emprego , que será realizada de 18 a 21 de Abril. Para tal, será desenvolvido um Fórum Estudante (no Parque das Nações), aberto a milhares de visitantes, que o consideram como uma mais valia no que diz respeito à escolha do curso que mais corresponde às suas expectativas; promove um espaço INFOFOFRUM , onde se registam um elevado número de expositores direccionados para a promoção da cidadania e, não menos importante, um espaço FUN INFO , onde se encontram presentes um painel de personalidades, que também dão o seu contributo, promovendo assim, um “Encontro com as Estrelas” , tais como: José Diogo Quintela; Margarida Vila Nova; Pedro Pinto; Margarida Martins; Cifrão; gémeas Esteves Cardoso, entre outros.

Para mais informações: futuralia@aip.pt
22-03-2007
9ºENAJ

Teve lugar nos dias 15 e 16 de Setembro o 9º ENAJ,em Lisboa, no Centro de Congressos (antiga FIL), considerado o maior encontro de jovens em Portugal, este ano incluído na Presidência da União Europeia. O Distrito da Guarda fez-se representar com cerca de uma centena de jovens, tendo obtido uma participação histórica organizada pela Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda. É importante ainda referir o apoio da Câmara Municipal da Guarda, que nos cedeu um autocarro, facilitando assim, a nossa deslocação.

Como base de trabalho, esteve patente a celebração de um Pacto de Parceria e Cooperação entre a Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto e o Movimento Associativo Juvenil, o qual foi aprovado e assinado. Este protocolo visa aprofundar a vida democrática e o diálogo cívico e social e uma participação crescente, livre e activa dos jovens, tanto em projectos promovidos pelas associações como nas políticas públicas conduzidas pela Administração aos mais diversos níveis.

Para mais informações: www.fnaj.pt
19-09-2007


 

   

Instituto Português da Juventude


:: Programa de Ocupação de Tempos Livres- OTL Longa Duração


A FAJDG foi informada pelo IPJ de que estão a decorrer, até o próximo dia 30 de Março, as candidaturas para o Programa OTL de Longa Duração, com uma dotação reduzida de 21 jovens.
Todas as informações adicionais, assim como os formulários de candidatura,
podem ser adquiridos no Gabinete de Programa OTL, na delegação Regional do
IPJ, na Guarda.

Contactos: 271232100(telefone); 271232121(Fax)

Para mais informações: ipj.guarda@ipj.pt
15-03-2007

Maternidade da Covilhã deverá encerrar


A Beira Interior vai ser servida pelas maternidades da Guarda e Castelo Branco. O Ministério da Saúde terá decidido encerrar o bloco de partos da Covilhã, uma vez que fica equidistante das duas capitais de distrito e servida pela A-23, o que permite rapidez de transporte.

Para mais informações: www.kaminhos.com
15-03-2007
   

Beira Interior paga mais pelo Gás Natural


A Câmara Municipal da Guarda deverá em breve dar conta da sua insatisfação junto do Ministério da Economia e da Entidade Reguladora do Sector de Energia (ERSE), pelos habitantes da cidade mais alta, uma vez que são obrigados a despender um valor superior ao que um consumidor de gás natural de outra do país. « Obviamente que não vemos essa situação com bons olhos. O gás natural deve entrar no país todo ao mesmo preço e deveria haver uma tarifa única nacional.» , defende o autarca, acrescentando ainda de que esta disparidade não é justa e que o Governo deverá ter conhecimento e tomar medidas necessárias para que se anule esta diferença. (Texto escrito por Ricardo Cordeiro)

Para mais informações: www.kaminhos.com
15-03-2007

"Em Busca da maior Árvore DO DISTRITO DA GUARDA" :

:: Concurso Juvenil

A Associação Transumância e Natureza, está a organizar, desde 20 de Fevereiro, até 15 de Maio do presente ano, um concurso juvenil que visa inventariar os exemplares mais monumentais de 10 espécies de árvores autóctones existentes no Distrito da Guarda. Pretende-se assim, valorizar um património de grande valor ecológico, paisagístico, cultural e científico que se encontra esquecido e em grave risco de desaparecimento. Outra meta deste evento corresponde à sensibilização ambiental da população escolar da região, procurando envolver activamente a juventude na conservação da natureza. A entrega de prémios será dia 5 de Junho, dia mundial do ambiente. Após o concurso a Associação Transumância e Natureza pretende editar um roteiro turístico para visita das árvores monumentais ao longo de todo o distrito, e apresentará uma candidatura para classificação dos melhores exemplares junto da Direcção geral de Recursos Florestais e autarquias da região.

Para mais informações: www.ribacoa.no.sapo.pt
15-03-2007
   

Temas de kaminhos:

:: Direcção Geral de Veterinária fica na Guarda

A Direcção Regional de Veterinária do Centro vai ficar sedeada na Guarda; confirmação esta atribuída pela Portaria 219 – P/2007 e publicada no “Dário da República”, passando a abranger 5 distritos: Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria e Viseu. Esta entidade passa e depender directamente da Direcção-Geral de Veterinária.

:: Governo apoia acessibilidades de Mêda

O Governo vai apoiar a Câmara Municipal de Mêda a melhorar as acessibilidades rodoviárias concelhias, através de um Contrato Programa , que vai garantir a execução de três obras rodoviárias, até finais de 2007. Refere o autarca João Mourato que “…são três obras importantes para a cidade e para o Concelho .” Eduardo Cabrita, Secretário de Estado Adjunto Local, reforça ainda, de que este é um apoio necessário e merecido uma vez que é “…um pequeno contributo para a estratégia do desenvolvimento regional e local ”.


:: UBI envia problemas para escolas

A Universidade da Beira Interior pretende combater o insucesso que se sente, sobretudo, na área da Matemática, procurando incentivar o interesse pela disciplina, através de um projecto chamado “Carpemat” (aproveitar, desfrutar a Matemática), posto em prática em todas as escolas da região. Segundo o director do Departamento de Matemática da UBI, Manuel Saraiva “ É preciso promover o gosto pela Matemática quando os alunos ainda são novos e com problemas que lhes despertem a atenção .”; problemas esses, que serão colocados como forma de enigma ou referentes a situações do quotidiano. O aluno que apresentar melhor resposta, será premiado. No seguimento desta iniciativa, foi criado outro projecto para um futuro estudo sobre a eficiência do ensino da Matemática no Ensino Básico, designado por “ Eficácia Escolar no Ensino de Matemática - 3EM ”, que envolve 1800 alunos de 13 escolas dos concelhos da Covilhã, Fundão e Belmonte. Este estudo tem o prazo de execução de 3 anos, devendo estar concluído em 2009. Por fim e, mais uma vez, o Departamento de Matemática vai desenvolver actividades dirigidas ao público, nos dias 6, 7 e 8 de Março; na expectativa de que surjam mais candidatos ao Ensino Superior, na Universidade Covilhanense.

Para mais informações: www.Kaminhos.com
15-03-2007

Temas de kaminhos:

:: Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior

No âmbito do Ciclo de Teatro da Beira Interior, que acontece pelo 11º ano consecutivo, a Covilhã recebe, entre os dias 14 e 27 de Março, 12 Peças de Teatro, com especial destaque para o espectáculo “Plagiai” , uma co-produção de duas companhias: Teatrubi e ASTA. Esta peça terá lugar, logo nos primeiros dias do Festival, ou seja, dias 14 e 15, a partir das 21h45m, no Teatro-Cine da Covilhã, sala que vai receber todos os espectáculos nesta iniciativa. Haverá, no final, a atribuição de dois prémios: um atribuído pelo júri do festival (500 euros) e outro por votação do público (250 euros).

:: Trancoso faz novo apelo ao Ministro da saúde

O Presidente da autarquia de Trancoso pediu, na passada Segunda-feira, uma audiência ao Ministro da Saúde, com o objectivo de o sensibilizar e reforçar a importância de manter aberto o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) nocturno no Centro de Saúde Local, uma vez que o concelho possui «…uma população idosa com baixos rendimentos, por isso, é importante que os SAP's continuem a funcionar nas 24 horas ». Caso o Ministério decida fechar o SAP nocturno, a autarquia «… irá interpor recurso e as providências judiciais e administrativas que aprouverem ao caso

:: Apenas 15% dos Portugueses tem o 12º ano

O Centro de Formação e Interactividade da Universidade da Beira Interior, inaugurado a 3 de Março, é uma estrutura que acolhe outros tipos de formação para além do Ensino Superior, com cursos de Especialização Tecnológica e Formação. Esta medida justifica-se por se constatar que em Portugal «… existe um milhão e cem mil pessoas com o 12º ano ou grau de Ensino Superior.É um fraco exército para o desígnio nacional e necessidade do país .» palavras proferidas pelo gestor do POEFDS (Programa Operacional, Emprego, Formação e Desenvolvimento Social), reforçando a ideia da existência de “formações alternativas” no Ensino Secundário, para evitar o abandono escolar antes do 12ºano.

Para mais informações: www.Kaminhos.com
15-03-2007
   

Kaminhos magazine ...

:: «A Serra é de todos»

Artur Costa Pais , administrador da Turistrela, em entrevista com Kaminhos, pretende defender todo o trabalho, em torno da nossa conhecida Serra Estrela, como resposta às críticas de Luís Veiga, administrador do Grupo IMB, que o acusa de ter criado um monopólio e de a Turistrela inviabilizar qualquer investimento na Serra. O administrador afirma que saúda a quem estiver interessado e com capacidade financeira e que queira investir, pois a região agradece, uma vez que na qualidade do Turismo, existe a necessidade de parcerias, para promover uma evolução económica. «(…)A Serra pode e deve ser uma âncora na criação de riqueza para a região, o pólo de fixação de investimento e a alavancagem da economia da nossa região.(…)». Defende também que, a procura dos hotéis, todos eles de 4 estrelas, tem sido razoável, apesar da escassez da neve que se fez sentir este ano. Por fim, em relação ao estado de degradação do Centro Comercial da Torre, afirma que se combateu esta questão da melhor maneira, colocando os feirantes, que tinham tendas de condições muito adversas, dentro das instalações, tentando oferecer um ambiente de maior qualidade. Afirma ainda que, todas estas críticas são irrelevantes, pois são sempre feitas pela mesma pessoa «… que tem dor de cotovelo e tenta denegrir a imagem de uma empresa da região. (…)» .

:: Falta de neve não tem gerado crise

Continuando a entrevista, foi-lhe questionado sobre a redução da ocupação hoteleira e a necessidade de deslocação de neve, em algumas zonas, para as pistas de esqui, por causa da sua escassez. Artur Costa Pais, confirma que, em 12 anos, este é o primeiro ano menos bom. Acrescenta ainda que, «… a credito que o próximo ano deverá ser muito bom. Não tenho uma visão pessimista.(…)» . Como resposta à última questão, o administrador da Turistrela, justifica, mais uma vez, que a medida tomada foi necessária para manter as pistas abertas, pois « a estância de esqui fechada é uma imagem negativa para a região.» Acaba por dizer que, «…a visibilidade da serra faz-se pelas boas ideias e eventos e também devido aos nossos críticos, pois fazem publicidade com coisas que toda a gente se ri (…).»

Para mais informações: www.kaminhos.com
2-03-2007

Kaminhos magazine ...

:: «Avenida Comercial» em Guarda-Gare

Quatro novas unidades comerciais (E. Lclerc, Fábio Lucci, Aki e Netto) vão instalar-se na Avenida de S. Miguel, na Guarda, em edifícios que se encontram desocupados, criando cerca de 250 postos de trabalho, revelou a Câmara Municipal. Algumas delas ainda estão em fase de discussão, uma vez que «… têm de ser enquadradas no plano legal e numa área correcta, para que não haja qualquer tipo de problema.» , afirma o vereador Victor Santos. Acrescenta que, existe a intenção em criar uma “avenida comercial” por excelência, quer para a nossa cidade, como também para a Freguesia de S. Miguel.

:: UBI: Alunos de Arquitectura em protesto

Os alunos do curso de Arquitectura da Universidade da Beira Interior (UBI) estão descontentes com as condições físicas e técnicas que têm ao dispor, no Departamento de Engenharias. Aguardam, no entanto, a conclusão das obras de novas salas, que sofreram um atraso. Como forma de protesto, esta quarta-feira, decidiram faltar às aulas. O reitor da universidade desdramatiza a situação e entende que os estudantes não têm razões para este protesto.

 

Para mais informações: www.kaminhos.com
2-03-2007
   

Kaminhos magazine ...

:: Câmara da Guarda define “linhas de rumo” ( olhos postos em 2020 )

A Câmara Municipal pretende, futuramente instituir um “Conselho Municipal para o Desenvolvimento e a Requalificação de Recursos”, com a finalidade de projectar o futuro do Concelho, a médio prazo. O deputado, como desafio, sugeriu a elaboração de um Plano (Plano 20-20), para que “em 2020 possamos dizer, de alguma forma, onde é que a Guarda deveria estar” .O autarca, Joaquim Valente, como resposta ao deputado, explicou em Assembleia Municipal que, “ estão a ser contactados entidades, individualidades e outros sectores de actividade, para definirmos o que queremos para a Guarda” . Reforça ainda, a sua intenção de traçar “linhas de rumo”, com o apoio de um Conselho Consultivo, ou seja, um grupo de trabalho responsável pelo “ levantamento dos recursos que podem e devem ser potenciados e que podem transformar em riqueza para todo este território ”. Este Projecto, pretende abranger vários sectores de actividade, tais como: turismo, saúde, economia, cultura, educação, entre outros; com seguimento do trabalho já realizado, no âmbito do “Plano Estratégico”, elaborado em 1997.

:: Loja Aldeias do Xisto no Fundão

As aldeias de Xisto são constituídas por 23 aldeias distribuídas por 13 Municípios do Pinhal interior, na região Centro de Portugal, num território muito rico e de paisagens deslumbrantes. Posto isto, a freguesia da Barroca, no Concelho do Fundão, recebe a segunda loja, com a inauguração agendada para o próximo 4 de Março, pelas 11h. Neste evento, marcará presença o Presidente da Câmara do Fundão, Manuel Frexes ; o Presidente da Comissão da Coordenação do Desenvolvimento Regional do Centro, Alfredo Marques ; e o Representante da Rede de Aldeias de Xisto, Paulo Fernandes .

A cerimónia será acompanhada por música local e marcada pela realização de quatro workshops: cerâmica decorativa; artefactos em madeira; vestuários e acessórios; e ainda, têxteis. Por fim, haverá uma prova de Gastronomia Regional, incluindo-se a Prova de Chá e Degustação de Sal Aromático. Um Programa de Requalificação que, permitiu às aldeias, o reforço ao potencial humano de desenvolvimento, valorizando o Património Arquitectónico construído, as Artes e Ofícios tradicionais e a Defesa e Preservação da paisagem.

Para mais informações: www.kaminhos.com
2-03-2007

Kaminhos magazine ...

:: Eficácia Energética em Proença-a-Nova

O Projecto “Proença-a-Nova – Um Conselho Carbono Mais”, vai ser apresentado na quinta-feira, pelas 10h30m, no Auditório da Biblioteca Municipal, com a presença do Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, Rui Nobre Gonçalves. Com esse Projecto, Proença-a-Nova, pretende constituir-se como “ um exemplo nacional de responsabilidade ambiental ”, afirma João Paulo Catarino, Presidente da Câmara, tornando-se num destino turístico de qualidade. Reforça, ainda, a necessidade em continuar a apostar no aumento da área florestal.

:: Novos Idosos do fundão testam “Localizer”

Paulo Fernandes, Presidente da Associação da Pinus Verde, no Concelho do Fundão e sedeada na Vila de Silvares, afirma que a pulseira de localização (Localizer) irá ser testada em nove idosos da zona do Pinhal, durante 3 meses, em conjunto com os serviços concelhios de Protecção Civil e de Emergência Médica. “Tem havido reuniões com a Protecção Civil e o Serviço de Emergência Médica, porque o Localizer tem duas vertentes essenciais: apoiar os idosos do ponto de vista de saúde e de segurança. (…) A grande vantagem do aparelho é possui um sistema de GPS incorporado, que permite saber exactamente onde se localiza o portador”, explica. Acrescenta ainda que, os custos são suportados pelo Projecto Progride (Programa para Inclusão e Desenvolvimento), logo, durante esta fase experimental, não haverá custos para o utente. Se este Plano tiver sucesso, então será cobrada uma pequena taxa, ainda por definir.

:: Pintura de silêncio e luz

João Miguel Fernandes Jorge presta uma homenagem ao pintor Jorge Pinheiro, elaborando um livro com fotografias das telas do autor, acompanhadas com um texto, retratando sentidos desassossegados, por 14 telas de pureza policroma, metaforização e teatralidade composicional. Foi editado pela Editora Campo das Letras, em colaboração com a Galeria Palmira Suso.

Para mais informações: www.kaminhos.com
02-03-2007
   

Kaminhos magazine , publicou vários temas de interesse público....

:: 480 Projectos propostos à Comurbeiras: o Plano Estratégico para a Comunidade das Beiras (Comurbeiras), contempla 480 projectos a realizar em 12 municípios e abrangendo 5 domínios: Património Histórico e Turismo; Produtos do Território; Posicionamento Transfronteiriço; Inovação e Competitividade; e Coesão Social e Territorial. Este Plano ainda vai ser estudado e discutido pelas Câmaras e Assembleias Municipais integradas neste Projecto. A Comunidade é constituída pelos seguintes Concelhos: Almeida, Belmonte, Figueira de castelo Rodrigo, Guarda, Manteigas, Mêda, Penamacor, Sabugal, Trancoso e, brevemente, Fundão.

:: O Futuro Governo Electrónico: O novo Governo aprovou, no Conselho de Ministros de 1999, o Plano de Acção para a Integração das pessoas com Deficiências ou Incapacidade até 2009, promovendo assim, o acesso à Web e eliminando as limitações físicas e tecnológicas destes cidadãos. Para que este processo de mudança se tornasse viável e possível, foi criado um novo canal m-Gov, assente na disponibilização de serviços e conteúdos centrados no utilizador, tendo em conta o seu tipo, os seus hábitos, preferências e a própria localização, mantendo-o informado através de e-mail ou SMS (como por exemplo: notas de exames da Universidade, datas de consultas, de renovação ou inspecção do carro, aviso de corte de água, condições sobre o tempo, informações sobre o tráfego rodoviário, mapas, informação cultural, etc.).

:: Museu Arqueológico do Fundão com 400 peças - Recuperou-se o Solar da família Taborda Tavares D'Elvas, com o intuito de ser aproveitado como Museu. Além de um espaço Museológico, possui um pequeno Auditório, salas de Exposições temporárias, Biblioteca Técnica, Laboratório de Conservação e Restauro e Gabinetes de Estudo. Este novo espaço vai receber a designação de José Alves Monteiro que nasceu em 1980, no Fundão. O seu dia de abertura teve lugar no passado dia 25 de Fevereiro.

Para mais informações: www.kaminhos.com
27-02-2007

Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural - APDASC

A A.P.D.A.S.C. (Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sócio-Cultural) é uma Instituição com sede na Vila de Cucujães (Oliveira de Azeméis) e foi fundada por um grupo de jovens portugueses licenciados, bacharéis e estudantes de Animação Sócio-Cultural, numa missão de contribuir para o desenvolvimento e reconhecimento desta profissão.

Para que tal aconteça esta Associação organiza grupos de trabalho; divulga junto de instituições e opinião pública; desenvolve iniciativas; incentiva e divulga projectos; organiza encontros e outros eventos de cariz informativo; possibilita o acesso à informação: divulgando os cursos existentes no País, como também as saídas profissionais e futura integração no mercado de trabalho; promove o intercâmbio e cooperação com Associações e organismos Nacionais e Internacionais; e, por fim, proporciona aos Associados o Acesso à documentação e bibliografia sobre Animação Sócio-Cultural.

Para mais informações: www.apdasc.com
23-02-2007
.................................................................................................... ....................................................................................................

:: Convite à Apresentação de Propostas de Pesquisa/Investigação: "The SocioEconomic Scope of Youth Work in Europe", para possíveis interessados.

:: Campo de Trabalho Internacional – FAJUDIS

:: Programa Juventude

:: Emancipação Jovem - Emprego e Formação Profissional e Empreendorismo

:: A New Online Forum for Debating Youth Issues

:: Voluntariado Jovem para as Florestas

:: Novas Normas Regulamentares

:: Concurso Jovens Criadores 2006

:: 8º Encontro Nacional de Associações Juvenis

:: Programa juventude – prazos para apresentação de candidaturas

:: Formação de Formadores em Educação sobre Direitos Humanos

:: 17º Encontro Regional das Associações Juvenis

:: I Seminário sobre Projectos Associativos

:: Apoios IPJ - certidões de Segurança Social

:: Programa Juventude - FM: CMS Action 1

:: Vale das Araras, Salvador da Bahia e Costa dos Coqueiros

:: Prova de Orientação pedestre

:: Acção de sensibilização: Violência Doméstica

:: Douro Internacional

:: Programa Juventude - FM: CMS Action 1

:: Programa da Juventude

:: "9º Festival Ibérico Canção Jovem 05"

:: Curso de Formação sobre "Gestão de Projectos - participação directa"

:: Federação das Associações Juvenis do Distrito da Guarda assina acordo com Movijovem.

:: Curso de Formação sobre " Migrações e o seu Background Cultural”

:: 2º Colóquio " Conhecer a Juventude: Estudos de Investigação"